segunda-feira, 28 de março de 2011

Mário Esteves desaprova transposição do Rio Paraíba em São Paulo

A imagem do Piraí mostra a morte do rio; o Paraíba pode sofrer 
caso tenha sua transposição realizada em São Paulo
  Integrante do PMDB Verde – ala desta sigla que defende o meio ambiente -, o vereador Mário Esteves mostrou indignação com a possível transposição do Rio Paraíba do Sul e espera mover a política local contra este desrespeito que o Governo do Estado de São Paulo deseja aplicar, prejudicando, principalmente, municípios do Sul do estado, e diretamente Barra do Piraí.
  Para Mário Esteves, a decisão de buscar recursos hídricos para evitar o colapso do abastecimento de água no estado de São Paulo deveria ser repensado pelo Executivo paulista de outra maneira, não colocando em xeque a problemática no Rio de Janeiro. O legislador não acredita que este projeto possa ser encaminhado mais à frente, porém ele teme que isso vire moda e que outros governantes possam se apropriar da água do Paraíba em detrimento do progresso de outros municípios.
  “Não podemos deixar nossas cidades sofrendo com esta transposição que, para mim, é um crime. Já temos um grande problema que é o direcionamento da água do Paraíba, na barragem de Santa Cecília, para o município de Piraí e, posteriormente, ao abastecimento da cidade do Rio de Janeiro. Não ganhamos nenhuma verba por conta deste uso e sofremos os maiores problemas ambientais devido à pequena vazão para Barra do Piraí e os constantes conflitos gerados por conta do assoreamento deste importante rio”, denuncia.
  Diante desta problemática, o vereador agora prepara para convidar algum representante do Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul ou da Light - que administra Barragem de Santa Cecília - a uma Audiência Pública após o recesso parlamentar. “Temos que ter uma explicação técnica sobre esse processo, pois iremos sofrer graves danos. Existe na Câmara barrense a comissão de meio ambiente e precisamos ser amparados por alguma autoridade que se pronuncie”, declara Mário Esteves.
  O vereador ainda acredita ser possível a pressão popular contra esta iniciativa nos mesmos moldes das que auxiliaram em favor da redução do ICMS ou da privatização da água. “O movimento em favor desta transposição ainda é pequeno. Mas, temos que mostrar nossa posição contrária e que não estamos dormindo no ponto”, finaliza.

Vereador recebe Certificado de Vereador Mais Atuante

Barra do Piraí - O amigo vereador Mário Esteves ficou muito honrado, após receber o Certificado de VEREADOR MAIS ATUANTE EM 2007, através da Pesquisa de Opinião Pública realizada pela Destaque Publicidade da Cidade de Barra do Piraí, conforme documento abaixo, e aproveita a oportunidade para agradecer à toda população de Barra do Piraí pela confiança depositada em seu trabalho.

Mário Esteves e Pedrinho ADL classificam como imoral valor de salário do prefeito

  O prefeito José Luiz Anchite, quando questionado no jornal O Barrense, pelos vereadores Mário Esteves e Pedrinho ADL, defendeu-se dizendo que jamais pediu para si qualquer aumento salarial, pois não sabia se iria ser reeleito para o mandato 2009/2012. Zé Luiz se equivocou, mas conforme comprova ofício nº. 081/PGM/2008, datado de 25 de agosto de 2008, através da Procuradoria do município, ele “sugeriu” que a Câmara Municipal de Barra do Piraí aprovasse à época um aumento de 24,78% na remuneração do prefeito (chegando aos R$ 19 mil) que, naquela ocasião já ultrapassava R$ 15 mil. Os dois vereadores relembram o fato e classificam como atitude imoral tal possibilidade de reajuste.
  Mediante solicitação de aumento salarial, houve rejeição por unanimidade dos vereadores daquela legislatura. O prefeito Zé Luiz, na época, através da Procuradoria, no próprio ofício 081 relata que o reajuste de 24,78% é pouco em relação às necessidades. “Seria válido, caso a cidade de Barra do Piraí não tivesse um orçamento tão baixo. Quando citamos que o prefeito quis aumentar o salário, ficamos indignados com os valores e, imaginem se fosse aprovado? Hoje teríamos uma discrepância de pagamento entre o Chefe do Executivo e os servidores, ávidos por um aumento considerável e perene, ou seja, o Plano de Cargos e Salários”, disse Mário Esteves.
  “Ficamos inconformado com a retórica do prefeito na última edição do jornal O Barrense. Concluímos assim que o prefeito adotou o pensamento que “farinha pouca, para o meu pirão primeiro”. Seria um absurdo tal valor para nossa cidade”, finaliza Pedrinho ADL, em consonância com Mário Esteves.

Mário Esteves critica atuação na Saúde e quer mudar quadro de abandono

  O vereador Mário Esteves, insatisfeito com os rumos que vêm tendo a Saúde no município de Barra do Piraí, vem reivindicando junto ao Executivo Municipal mais investimentos neste setor para que o município barrense saia do que ele chama de estagnação. O legislador acredita que, tendo os médicos maior remuneração, será possível reverter parte deste quadro de abandono.
  Esta semana, o vereador levantou questões, consideradas por ele como importantes para reverter o quadro deste setor no município. Mário relembrou que a prefeitura poderia estar investindo mais no Programa de Saúde da Família (PSFs), ajudando a desafogar a atenção básica, que lota os hospitais da cidade. Ele acredita que este andamento pode ser mais ágil e que, assim, o município vai avançar.
  “Não descobri a galinha dos ovos de ouro, mas é preciso que os postos dos PSFs – que Barra do Piraí possui apenas 8 – sejam maiores e mais eficazes para o melhoramento da Saúde em nossa cidade. Tivemos dois pontos positivos neste setor, que foi a reabertura da UTI – com aval dos vereadores -, e a administração do Pólo de Emergência, que deu um novo ânimo para a população. Mas, falta muito ainda para alcançarmos a excelência”, explica Mário.
  Outro ponto defendido pelo parlamentar é com relação à má remuneração dos profissionais de saúde, principalmente os médico. Mário Esteves acredita que, se a prefeitura repensar sobre a folha de pagamento e os vencimentos de médicos, enfermeiros e demais integrantes do quadro, os servidores da área vão agir com mais empenho e, assim, aceitarão ser cobrados com mais veemência.
  “Os profissionais contratados da prefeitura deveriam agir com mais rapidez e destreza no tocante ao atendimento da população. Mas, como possuem uma remuneração baixa, eles não produzem bem. Sei que estão tentando tomar uma atitude mais drástica e isso implica em pagar melhor. Afinal, com saúde não se brinca”, argumenta o vereador, acrescentando que vai tomar mais ciência sobre a demora na marcação e entrega de exames e que espera que o prefeito cumpra com o que ele falou, que cuidaria pessoalmente da saúde barrense. “Quero me colocar  a inteira disposição do prefeito, porque meu compromisso é com a vida”, completou.

Mario Esteves afirma que Zé Luiz foi o maior derrotado das eleições

No período eleitoral, Mário Esteves com o deputado Estadual
Renato de Jesus; o vereador conseguiu no novo pleito mais de
900 votos para Renato, que agradeceu o seu apoio
  O vereador Mário Esteves criticou a postura do prefeito José Luiz Anchite por não ter tomado uma postura em favor de um nome para disputar o pleito eleitoral em outubro passado e, por conta disso, não obter êxito nas eleições. O legislador disse que essa era uma das duas promessas do Chefe do Executivo depois que foi eleito prefeito de Barra do Piraí.
  Mário Esteves lembrou ainda que Barra do Piraí está sem representatividade na Assembleia Legislativa (Alerj) há 26 anos e que, lamentavelmente, o prefeito tinha que ter “pilotado” esse projeto político. O parlamentar frisa que tal crítica não serve para menosprezar a força política do prefeito, mas se faz necessária de modo a construir algo para o futuro.
  “Aproveito a oportunidade para fazer essa crítica construtiva ao nosso prefeito. Nossa cidade não possui um deputado há muito tempo e, lamentavelmente, quem deveria ter pilotado esse projeto político era a autoridade máxima da cidade, que assim não o fez. Só para lembrar que esta foi uma das suas duas promessas de campanhas para prefeito. Se analisamos, historicamente, que Barra do Piraí já teve dois senadores, um  prestígio político extremamente forte e a visita freqüente do então presidente da República Getúlio Vargas, não acreditamos que, por mais uma vez, ficamos sem um representante na esfera Federal e Estadual”, pondera.
  O vereador disse ainda não acreditar em “meia culpa” do prefeito, como ele mesmo relatou no jornal O BARRENSE. Mário disse ainda que, para o  prefeito, “sempre há saídas e  muitas desculpas esfarrapadas”, mas, para o parlamentar, o povo  merece  respeito.  É ainda inadmissível ler no jornal e ver o prefeito colocar a culpa nos candidatos de fora e ainda  dizer  que tínhamos  muitos candidatos pinóquio na cidade. Ele esquece que muitos desses deputados colaboram, e muito, com sua administração”, completa.
  Mário encerra contando uma história de um grande sábio” Um certo dia, o Super Homem, muito revoltado e desnorteado, perguntou ao sábio: “- Sábio, que historia é essa? Estão dizendo que existe um homem mas forte do que eu”. O Sábio, pensativo, respondeu ao Super homem: “- Fique tranqüilo. Você ainda é o homem mais forte mundo”. No outro dia chegou a Branca de Neve - sem chão e gritando como uma louca - e perguntou: “- Sábio, estão dizendo que existe uma mulher mas linda do que eu”. O Sábio, mais uma vez respondeu: “- Fique tranqüila, Branca de Neve, você ainda é a mulher mas linda do mundo”. No terceiro dia, chegou Pinóquio, extremamente raivoso e perguntou: “- Grande Sábio, estão dizendo por aí que existe um homem mais mentiroso do que eu”. O Sábio, sem titubear, respondeu: “- É a pura verdade. O senhor perdeu o seu cargo”...
  Reflita você também!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Mário Esteves comemora dados do Ideb de Barra do Piraí

  Integrante permanente da Comissão de Educação, o vereador Mário Esteves comemorou os dados divulgados pelos Ministério da Educação referentes ao Índice da Educação Básica (Ideb), de Barra do Piraí. O município obteve elevação com relação aos índices apresentados em 2007, chegando a 4,4 em 2009 para o primeiro seguimento da Educação Básica.
  Para o vereador Mário Esteves, tais números representam investimentos do Poder Público de Barra do Piraí na Educação da Rede Municipal de Ensino. Ele vai ainda mais além, imputando aos vereadores tais responsabilidades, sobretudo no que tange a fiscalizar a secretaria de Educação e buscar mais qualidade para o setor.
  “A cada ano vemos os investimentos sendo aplicados de maneira correta. Enquanto vereadores, estamos desempenhando um papel relevante para o crescimento ainda maior de nossas crianças e adolescentes. Temos que parabenizar não somente a secretaria de Educação, mas também os professores, que se mostram sempre mais capazes e preocupados com seus alunos. A busca pelo melhor passa pela responsabilidade com o erário público e estamos fiscalizando para que tudo seja feito com as devidas providências”, explica.
  Sobre o papel desempenhado pelos vereadores, Mário Esteves relembra da atuação da Comissão de Educação no tocante a dar mais condições de logística e estruturação aos alunos. “Eu tive a preocupação com os alunos quando fiz a indicação ao Poder Público para a aquisição de novos ônibus para os estudantes da cidade. Conseguimos este valioso bem para as escolas e que vai contribuir com o direito de ir e vir dos estudantes, preconizado pela Constituição Federal”, relembra o legislador ao falar dos três ônibus enviados pelo Governo do Estado para ajudar no transporte de alunos.
  Para o vereador, os investimentos do orçamento municipal em Educação são cada vez mais importantes e estão para o desenvolvimento assim como os professores aos alunos. “Como já dizia Monteiro Lobato: um país se faz  com homens e livros. Assim, temos que buscar um país mais educado, com mais esforços voltados para este setor, para termos, muito em breve, uma nação – e uma cidade – muito mais progressista”, finaliza Mário Esteves, acreditando que a educação de qualidade pode transformar a vida dos estudantes.

Vereador Mário Esteves comenta possível redução do ICMS para Barra do Piraí

  Preocupado com as questões que envolvem o desenvolvimento de Barra do Piraí, o vereador Mário Esteves comemorou a possibilidade do município vir a ser inserido na Lei Rosinha, que visa reduzir de 19% para 2% a alíquota do ICMS às empresas que se instalarem em terras barrenses. A proposta está sendo estudada pelos deputados na Assembleia Legislativa e, para o legislador barrense, caso a cidade entre neste grupo, pode conseguir enormes ganhos.
  Para Mário Esteves, além dos tributos aplicados às empresas – como no caso do ICMS alto – significa perdas consideráveis para a economia de giro. Mais especificamente para Barra do Piraí, que se encontra em uma região muito prejudicada pela falta de investimentos privados, tais impostos e taxas configuram dificuldades em instalação de indústrias e, consequentemente, a falta de perspectivas na área empregatícia.
  “Temos um potencial inegável e que nos favoreça. Primeiro, porque temos um porto rodoferroviário muito grande, onde passam importantes vais de escoamento, como a BR 393 e a malha ferroviária, por onde passam importantes riquezas do país. O que dificulta o crescimento da cidade são estes impostos enormes e a alíquota de 19% sobre determinada empresa. É categórico em afirmar que temos tais problemas por conta da concorrências com as cidades ao entorno. Era uma covardia muito grande deixar Barra do Piraí de fora desse emprenho Estadual de crescimento”, acredita Mário.
  O vereador ainda lembra dos entraves que foram as negociações para encaixar Barra do Piraí e das constantes lutas dos vereadores barrenses neste contexto. Ele ainda lembrou da terceira ponte sobre o rio Paraíba do Sul, ligando duas importantes indústrias da cidade, que vai auxiliar no desenvolvimento de áreas antes inexploradas pelo Poder Público, como no caso do distrito de Vargem Alegre.
  “Teremos um contorno, com a ponte e o viaduto, ligando a BR Metals e a MBP – duas importantes geradoras de empregos na cidade. Um investimento Estadual de relevância para Barra do Piraí, mas que ainda atravancaria o nosso progresso, principalmente no tocante a geração de empregos. A ponte facilitaria a vida daquelas empresas, mas não é somente isso que desejamos, mas também a diminuição do ICMS para garantir a vinda de empresas que estariam interessadas em nosso solo, porém enfrentam tais dificuldades. Temos que competir de igual por igual. Se inseridos neste processo, seremos grandes em meio a este monstro chamado economia e falta de emprego”, garante.

Mário Esteves participa do evento de licitação até o fim junto com vereadores

  Cumprindo o papel que determina a Lei - o de fiscalizar -, o vereador Mário Esteves participou do evento promovido pela Prefeitura Municipal de Barra do Piraí para saber qual empresa sairia vencedora da Concorrência Pública para a obra de Dragagem do Rio Piraí em todo o seu trecho. O vereador ficou satisfeito em saber que o Consórcio Rio Piraí saiu vencedor e parabenizou a organização do processo e a presença de quase todos os vereadores.
  O evento teve início ás 10 horas da manhã, depois que os integrantes da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura anunciou que iriam dar 15 minutos de tolerância para a abertura dos envelopes. Três grupos participaram da Concorrência Pública. O vereador Mário Esteves foi um dos primeiros a chegar à Escola Municipal Ana Casalli de Oliveira, na Ponte Vermelha, onde aconteceu o processo de escolha.
  Para o legislador, que sempre esteve preocupado com as questões pertinentes aos rios Piraí e Paraíba, tal evento é muito significativo para o Sul Fluminense e, ele como fiscalizador do erário público, vai estar junto com os demais vereadores tomando conta para que a obra não seja enganosa e nem venha a ludibriar os moradores. Mário Esteves esteve grande parte do tempo ao lado dos vereadores Joel Tinoco e do presidente da Câmara, Luiz Roberto Coutinho, o Tostão – ambos são co-autores da Indicação.
  “Temos a obrigação moral e cidadão de acompanhar este processo, independentemente de ser ou não o autor da Indicação. A água é um bem público e nós, enquanto vereadores, temos o dever de zelar por ela, antes que acabe de uma vez. Agora, depois desse processo, temos que continuar a fiscalizar a obra que será feita pelo grupo vencedor e que não seja tal como foi aquela realizada em 2001 e que hoje não surtiu efeito tão positivo para aquela região”, disse Mário Esteves.
  A obra de Dragagem do Rio Piraí será executada pelo Consórcio Rio Piraí, formado pelas empresas Penescal e Caense, por pouco mais de R$ 13 milhões. Este valor, a Prefeitura conseguiu devido ao pagamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) efetuado pela Light e será aplicado neste fim.

Mário Esteves e Pedrinho ADL dão Moção de repúdio ao prefeito Zé Luiz

  Os vereadores Mário Esteves e Pedrinho ADL, insatisfeitos com a falta de posicionamento do prefeito José Luiz Anchite em colocar em prática o Plano de Cargos e Salários do Funcionalismo Público Municipal, tramitaram na Câmara Municipal de Barra do Piraí uma Moção de Repúdio.
  Os parlamentares levaram em consideração a prerrogativa de que o Funcionalismo Público têm ou não o direito de receber a valorização necessária por que o Executivo, há tempos passados, enviou para essa Casa de Leis um Projeto de Lei solicitando aumento do salário do prefeito de R$ 12 mil para R$ 21 mil.
  “Não se pode esquecer que são os Funcionários Públicos a engrenagem principal para alavancar os trabalhos da prefeitura e secretarias, por isso a seguinte Moção de Repúdio que anexamos”, disse Mário Esteves.

Mário Esteves quer saber como anda o Plano de Cargos e Salários

  “Quero chamar atenção dos professores e servidores públicos de Barra do Piraí, pois nós, os vereadores barrenses, estamos prontos para analisar e votar o Plano de Cargos e Salários. Acreditamos que o Executivo Municipal não use e não espere as eleições de 2012 para enviar à Câmara este tão importante ganho que é de vocês. Temos pressa, sim, na valorização do professor e do servidor, porque sabemos que são a sustentação de qualquer administração pública. Obrigado e até uma próxima vez”, disse.

Mário Esteves reconhece que alta popularidade de Lula está ligada a economia estável

Barra do Piraí – O vereador Mário Esteves (PMDB) reconheceu esta semana a importância da figura do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) para o crescimento do país e acredita que a alta popularidade do líder maior do Brasil se deve à estabilidade na economia brasileira e nos projetos de transferência de renda, como o Bolsa Família.

  Esta semana, o instituto Datafolha divulgou mais uma pesquisa que avaliou o governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, considerado bom ou ótimo por 79% do eleitorado brasileiro. O levantamento realizado entre os dias 23 e 24 de agosto, com 10.948 entrevistados, registra um novo recorde de popularidade no governo Lula. O nível mais elevado de aprovação até então era de 78%, registrado no levantamento de 30 de junho a 1 de julho. A nota média do presidente se manteve estável em 8,1, no período.
  Para Mário Esteves, o principal fator que desabona Lula de rejeição é o fato do mesmo ter voltado suas duas administrações aos projetos sociais e que, através da manutenção da forte economia brasileira, este número pode ser ainda maior no final da administração do “novo estadista” do país. O vereador relembra ainda que, por meio do atual governo, o brasileiro conseguiu administrar seu poder de compra e elevar, mesmo que consideravelmente, o poder aquisitivo.
  “É inegável a figura de um homem como Luis Inácio Lula da Silva e, mais do que um presidente no poder é uma equipe voltada para a transição brasileira, de uma país subdesenvolvido ao de emergente e, quem sabe dentro de poucos anos, na cadeia do desenvolvimento. Lula é um visionário e soube muito bem arquitetar seus ministros a manter a economia sem pacotes econômicos e iniciada com Fernando Henrique Cardoso. Não poderia ser diferente esta pesquisa, uma vez que o povo vem comprando cada vez mais com uma economia forte”, disse.
  Por outro lado, o vereador do PMDB – sigla que compõe o governo – admite que é preciso aplicar agora uma política mais voltada para a educação técnica. Ele admite que Lula ajudou muito o país com o ensino profissionalizante, mas que o Rio de Janeiro, mais especificadamente Barra do Piraí, precisa se ater a este diferencial, que auxilia aquele que não tem condições de cursar uma faculdade.
  “Já falei e torno a repetir que um país só é digno quando seus governantes investem em uma educação de qualidade. E isto não passa apenas pelos professores e diretores. Vai muito também dos próprio aluno. Todos nós temos que ter isso na consciência, que somos capazes de transformar nossa sociedade através do ensino de qualidade. E agora vejo isso como primordial, sobretudo em Barra do Piraí, onde a escola técnica precisa chegar com mais força e nós, como vereadores, buscar por esta qualificação de mão de obra que faça o nosso país crescer ainda mais”, acrescenta Mário Esteves.

Mário Esteves se encontra com prefeito que promete investigação em caso de show

Os vereadores se encontraram com Zé Luiz
e foram registrados pelas câmeras do jornalista Jeferson Carneiro de Castro
  Depois de dois anos e meio sem entrar no gabinete da prefeitura de Barra do Piraí, o vereador Mário Esteves se reuniu com o prefeito José Luiz Anchite (PP) e, exercendo o papel de fiscalizador, pediu providências quanto a possibilidade de desvio de verba de dinheiro público do show do padre Fábio de Melo. O evento aconteceu na sexta-feira, 3, e, segundo denúncias, a empresa responsável não cumpriu com o que previa o edital de licitação para contratação de empresa responsável pela estrutura do show.
  O encontro dos dois aconteceu na terça-feira, 7, e contou ainda com a presença do vereador Pedro Fernando de Souza. No encontro, Mário Esteves mostrou ao prefeito Zé Luiz as fotos que foram tiradas pelo jornalista Jeferson Carneiro de Castro e que comprovariam o superfaturamento na estrutura do show do cantor e padre católico. De acordo com o que foi apurado, a empresa vencedora, a Êxtase Produções Artísticas Ltda, não teria cumprido com as determinações previstas no edital, numa subvenção de R$ 30 mil aprovada pela Câmara.
  Entre as exigências descritas no edital estavam a aquisição de dois geradores 250kwa, 150 metros lineares de grades com 1,20 de altura para separação de áreas; 500 cadeiras de luxo, acolchoadas na cor branca, sem braço, e 100 mesas com decoração em flores, velas e tecidos do tipo voal criando um ambiente requintado; e os 20 vinte seguranças. O vereador acolheu as informações obtidas por Jefferson, que esteve no local no dia do show juntamente com Pedrinho ADL, e constatou a falta de algumas partes destes itens.
  “A empresa venceu o edital por R$ 28 mil e agora queremos saber onde ela aplicou esse dinheiro para que compensasse a falta de alguns itens. Há dois anos que não entrava no gabinete do prefeito e minha visita visava serviu para alertá-lo quanto a supostas irregularidades cometidas por membros de seu governo. Nunca disse que Zé Luiz poderia estar envolvido em roubo. Minha oposição é consciente, pois acredito que o prefeito não sabe de tudo que acontece em seus mínimos detalhes”, disse Mário Esteves.
  O prefeito Zé Luiz concordou com Mário Esteves e, mesmo tendo sido o show um sucesso, ele já pediu investigação à Procuradoria da prefeitura sobre este problema. “Realmente é difícil controlar tantos processos, mas faremos o que for preciso para chegar ao fim com este problema. A pessoa que cometeu este suposto delito vai responder perdendo o cargo e sendo processada. Não podemos nos calar diante a este caso e o vereador agiu certo em me procurar para que eu aja com responsabilidade com o dinheiro que é da população”, garantiu o prefeito.

Mário Esteves quer explicações sobre derrubada de árvores na Muqueca

  O vereador Mário Esteves, integrante da ala Verde do PMDB, também ficou preocupado com a derrubada de dezenas de árvores no bairro da Muqueca. O incidente ocorreu no último fim de semana e desolou moradores daquela área. Várias palmeiras e árvores frutíferas foram arrancadas, sem que a população fosse, ao menos, consultada. O parlamentar agora deseja convocar a secretária de Ambiente, Madalena de Oliveira, para explicações sobre o ocorrido.

  O legislador ficou sabendo que no local onde foram arrancadas as árvores será erguida uma nova concessionária de veículos e acredita que o desenvolvimento sustentável deve ser aplicado no município com muita responsabilidade. Empresário, Mário Esteves sabe que a função dos empregadores é zelar pelo emprego. Mas, também acredita ser possível caminhar lado a lado com o ambiente.
  “Não sou contra a instalação de empresas e muitas vezes criticamos o Poder Público por perder oportunidades. Estou vindo a público porque tomei conhecimento, através de nota da secretaria de Ambiente, que a empresa que se instalará ali fará uma compensação ambiental de 400 novas árvores e, enquanto vereador, vou fiscalizar se este acordo vai funcionar. Partirá da secretária fazer valer este documento e nós, os vereadores, estar por dentro de todos os acontecimentos deste porte”, frisa.
  O parlamentar frisou ainda que não pediu ao Ministério Público para fazer tal trabalho e explicações porque é vereador e seu papel é atender a sociedade, sem atrapalhar e atravancar o desenvolvimento local. “Temos que ver o que é melhor para a cidade e sua população. Não adianta eu mover ações e agir na impulsividade se não trabalhar com a razão. Sei que muita gente vai lamentar a derrubada daquelas árvores, mas trabalhar com o coração, nestes casos, não é a melhor saída. Quero explicações”, explica Mário.
  O vereador ainda falou sobre a nota de esclarecimento da prefeitura. Para Mário Esteves, não se deve colocar em xeque a atuação da secretária de Ambiente, Madalena de Oliveira e que ela fez o correto apresentando explicações à população. “O que nós, os vereadores, queremos saber é se os empresários irão cumprir com o determinado. Agora eu estarei junto com esta problemática, principalmente porque faço parte da ala Verde do meu partido e tenho compromisso com o meio ambiente. Agora que vai acontecer a dragagem do Piraí, vou cobrar que essa compensação seja aplicada ao longo de suas margens”, finalizou o parlamentar.

Mário Esteves luta por castração de cadelas em Barra do Piraí

Sempre preocupado com as questões ambientais, o vereador Mário Esteves – que também pertence ao PMDB Verde –, mais uma vez, se envolve com um caso de proteção de animais. O legislador agora volta a defender os cães, mas, desta vez, o parlamentar quer propor ao Executivo uma parceria com clínicas para a castração de cadelas que vivem pelas ruas da cidade, abandonadas com os demais cachorros, chegando a ser agredidas em alguns casos.
  “Quero pedir ao prefeito Zé Luiz, já que não foi possível construir um canil municipal, que façamos uma parceria com uma clínica veterinária para que possamos castrar os animais de rua que crescem a cada dia. É de conhecimento de todos que fiz o impossível, colocando recursos no orçamento e buscando recursos em Brasília. Ainda não desistimos dos animais de rua e vamos até o fim”, lamenta o vereador.
  Depois de tentar construir, a partir de indicação ao Executivo, um canil municipal, o vereador deseja fazer uma parceria com alguma clínica ou Centro de Zoonose que possa fazer a esterilização. A castração evita definitivamente que a cadela entre no cio. É uma solução cara, mas em comparação com o sofrimento de inúmeros cães maltratados na rua ou sofrendo com responsáveis cruéis, este sacrifício vale a pena. Outros métodos, como as injeções e pílulas, apresentam efeitos colaterais, como o câncer.
  O vereador Mário Esteves, sabendo do incômodo que causam estes animais nas ruas e da violência que muitos são vítimas, está confeccionando um Projeto de Lei, onde fica expressamente proibido o extermínio de animais domésticos abandonados como controle populacional ou de zoonoses.
  “O controle populacional e de zoonoses dos animais a que me refiro será exercido mediante à prática de esterilização cirúrgica, promovida e coordenada pelo Poder Público Municipal, de forma inteiramente gratuita e acessível a todo proprietário dos animais, independentemente de comprovação de renda. A maioria das cadelas nem tem pedigree, menos ainda são campeões de beleza para procriar”, garante Mário Esteves.
  Por exemplo, no Centro de Controle de Zoonoses de Volta Redonda (CCZ/VR), em Três Poços, a técnica utilizada consiste  na retirada de ovários, úteros e trompas. Para a esterilização de machos é  a orquiectomia – retirada dos testículos, ambas sob indução anestésica. “Faço esse apelo em público. Essa responsabilidade é de competência exclusiva do Governo Municipal. Chega a ser uma questão de saúde publica. Prefeito Zé Luiz, juntos encontraremos uma solução adequada para salvar os animais de rua, que morrem até de fome”, sugere o legislador.

Mário Esteves elogia Lula e acredita no bom desempenho de Dilma

Em visita a Brasília, o então presidente Lula recepcionou
o vereador Mário Esteves
  Tido me Barra do Piraí como um dos vereadores que mais se preocupa com a justiça social, Mário Esteves traz essa semana a importância da eleição de Dilma Rousseff para presidente do Brasil para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo atual mandatário do país, Luis Inácio Lula da Silva. O legislador espera ver de Dilma a busca intensa em erradicar a pobreza aliada ao desenvolvimento econômico da nação.
  A administração de Lula se confunde com os números positivos de sua administração. O presidente é responsável direto em ter retirado cerca de 28 milhões de pessoas da linha da miséria e soma ao seu brilhante trabalho mais de 80% de aprovação popular, um recorde no Brasil e que foi capaz de ajudar a transferir seu prestígio para sua sucessora, Dilma Rousseff, a primeira presidente mulher do país.
  Dilma foi eleita com pouco mais de 55 milhões de votos e tem em sua história um passado de lutas contra a ditadura militar e bom desempenho à frente de duas pastas na região Sul do país, como secretária de Planejamento e das Minas e Energia. Mas, foi como ministra que ela desempenhou importante papel, conduzindo quase que diretamente os trabalhos na explanada dos ministérios, auxiliando o presidente em suas atribuições, mandos e conversas.
  “Dilma traz em si a força da mulher brasileira. Ela será capaz de, não só dar continuidade, mas desenvolver um papel mais direto na administração do país, principalmente por ter se posicionado à frente de projetos importantes da área social, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, o ‘Luz para todos’, o ‘Programa de Aceleração do Crescimento’ (PAC), o ‘Bolsa Família’ e outros. Teremos maiores desafios pela frente, que é a erradicação completa da pobreza. Tendo uma mulher com a sensibilidade de Dilma e o pulso forte de seus atos vamos conseguir sair do subdesenvolvimento e galgar patamares de progresso que estamos vendo em nosso caminho”, acredita Mário.
  O vereador ainda relembra que Dilma terá uma maleabilidade ainda mais fácil que Lula no tocante à aprovação de projetos encaminhado à Câmara e Senado, uma vez que ela possui maioria absoluta nas duas casas. “Ter a firmeza e a convicção da Dilma pode favorecer as conversações e alianças necessárias para atrair os partidos políticos aos seus projetos. Além dela, o grupo político formado pela presidente é extremamente competente. Isto prova que escolhemos certo e o país vai continuar mudando”, frisa o vereador.
  Finalizando, Mário quer parabenizar todas as mulheres, uma vez que Dilma vem coroar as conquistas de todas elas sendo a primeira mulher presidente da nação brasileira. “As mulheres – tidas como sexo frágil – já deixaram de ser submissas a muito tempo. Penso para o novo governo mais desenvolvimento nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento econômico. Estes são setores diretos que precisam de sensibilidade para serem bem conduzidos. Parabéns a todas as mulheres que, a partir deste resultado, poderão ter ainda mais credibilidade no galgar cargos públicos, podendo mostrar que possuem credibilidade em seu trabalho, brilhantismo nas decisões e postura na elaboração de projetos”, finaliza Mário Esteves.

Mário Esteves recebe Certificado de Vereador Mais Atuante

Barra do Piraí - O amigo vereador Mário Esteves ficou muito honrado, após receber o Certificado de VEREADOR MAIS ATUANTE EM 2007, através da Pesquisa de Opinião Pública realizada pela Destaque Publicidade da Cidade de Barra do Piraí, conforme documento abaixo, e aproveita a oportunidade para agradecer à toda população de Barra do Piraí pela confiança depositada em seu trabalho.

Mário Esteves institui Dia do Ases do Asfalto

  Conforme Projeto de Lei sancionado abaixo, o vereador Mário Esteves institui o Dia dos Ases do Asfalto a ser comemorado anualmente no dia 12 de Outubro, Dia das Crianças e também o dia de Nossa Senhora Aparecida e a proveita a oportunidade para parabenizar os integrantes do Grupo "Ases do Asfalto" e também todas as crianças do Brasil, em especial, as de Barra do Piraí.


PROJETO DE LEI Nº. 150 / 06
Ementa: institui o dia DOS ASES do asfalto.                                          

                                
  A Câmara Municipal de Barra do Piraí aprova e o Prefeito Municipal sanciona a seguinte Lei:


  Art. 1º - Fica instituído o Dia dos Ases do Asfalto a ser comemorado anualmente no dia 12 de Outubro, dia das crianças e também o dia de Nossa Senhora Aparecida.
  Art. 2º - O Poder Executivo poderá adotar as medidas cabíveis para apoiar a organização do evento.
  Art. 3º - O Poder Executivo regulamentará esta lei no prazo de 60 (sessenta) dias, a partir da data de sua publicação.
  Art. 4º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 
              
  Salão Barão do Rio Bonito, 29 de Agosto de 2006.

  MARIO ESTEVES – Vereador
  autor

  Justificativa - Este Projeto tem como objetivo, apoiar os integrantes do grupo Ases do Asfalto, no sentido de continuarem a estimular a fé em nossa cidade. Peço o apoio de todos os vereadores para aprovação deste Projeto e espero que o Senhor Prefeito Municipal também seja sensível ao mesmo.


Prefeito Zé Luiz assume dívida com a Light de R$ 5 milhões

  Em Projeto de Lei 112/2010, encaminhado à Câmara em agosto deste ano, o prefeito José Luiz Anchite (PP) assume uma dívida do município com a Light no valor de R$ 5 milhões. A notícia pegou os vereadores de surpresa e Mário Esteves foi o único que comentou sobre a atitude do Chefe do Executivo em pagar o valor, que será reajustado, a partir do seu parcelamento, chegando as cifras de pouco mais de R$ 8,6 milhões.
  De acordo com o documento, fica autorizado o Poder Executivo a assinar com a Light Serviços de Eletricidade S.A. contrato de parcelamento de débito e confissão de dívida no valor de R$ 5.044.787,97, já com a redução de 70,9% do valor principal, ficando ajustado o parcelamento em 120 parcelas de R$ 72.378,05, nas quais já estão inclusos os juros de 1% ao mês. A primeira parcela será vencida em 26 de janeiro de 2011 e a previsão de conclusão é 26 de dezembro de 2020.
  Mesmo sendo o referido documento obrigatório para que o município cumpra as determinações legais que regem a Lei Orgânica, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Tribunal de Contas do estado do Rio de Janeiro (TCE), o vereador Mário Esteves relembra que, quem deve Barra do Piraí é a Light, que usa dos benefícios da água captada dos rios Paraíba do Sul e Piraí. Ele relembra ainda que, mesmo com a redução de 70,9% oferecidas pela empresa, os valores que incidem sobre o parcelamento da dívida elevam o montante total a mais de R$ 8,6 milhões.
  “Há cinco meses, o município ganhou da Light a importância de 11 milhões de reais - dinheiro esse que será usado na dragagem do Rio Pirai. Criei uma comissão específica na Câmara para acompanhar a obra e os gastos, pois sabemos da importância deste empreendimento para os bairros, que todo ano sofrem com as enchentes, quando a maioria das famílias pede tudo. Porém, esta matéria enviada à Câmara em agosto pode colocar tudo a perder. Será que devemos mesmo à Light? Claro que não. Quem deve ao município é esta empresa, que assoreou nossos rios, usou nossos recursos naturais e, pra quem não sabe, essas águas abastecem metade do Rio de Janeiro. Eu voto contra essa matéria”, disse Mário Esteves.
  O documento diz ainda que as despesas com o pagamento do referido ajustamento ocorrerão a conta das dotações próprias de cada secretaria, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e dotacionais elencadas pela secretaria de Planejamento de Barra do Piraí. A prefeitura também pode, se necessário, anular e suplementar dotações da vigente Lei Orçamentária do município. A proposta foi votada nesta terça-feira, 5, pelos vereadores.
  “Apesar de saber que esta dívida está diretamente ligada aos problemas de gastos com iluminação, é imoral que eles tenham cobrado isso desta maneira, mesmo com redução de impostos. Se formos analisar, a Light tem muito mais a pagar ao município do que dever. Acredito que a prefeitura, entrando na Justiça com este processo, vá ganhar mais descontos ainda. Mantenho minha posição enquanto vereador”, finaliza.

Mário Esteves doa sangue para as vítimas da região Serrana

Mário Esteves também doou donativos aos desabrigados
  O vereador Mário Esteves, preocupado com a situação das vítimas das chuvas na região Serrana, mostrou-se solidário e fez a sua parte para ajudar os desabrigados e desalojados daquela área. No dia 19 de janeiro, o legislador doou sangue no HemoRio; e donativos, na Cruz Vermelha – ambos na capital do estado.
  As cheias dos rios e os deslizamentos de terra em seis cidades da região Serrana do estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Areal) fez mais de 1 mil vítimas fatais, bem como deixou desalojados cerca de 20 mil. Várias são as entidades de assistência aos vitimados, com amparo até mesmo dos governos Estadual e Federal.
  De acordo com o vereador Mário Esteves, esta é a principal atitude nesta hora de sofrimento. Ele se viu na obrigação de fazer algo pelos que mais precisam e conclama a população a repetir o mesmo. “Fiz minha parte. É pequena, mas doada de coração. Sabemos dos problemas naquela região e, ao incentivar aquelas pessoas a doarem sangue, estarão ajudando a salvar vidas”, disse o vereador, que é doador ativo de sangue.
  Mário Esteves aproveitou a ocasião e criticou alas do governo por toda a nação que não fazem o dever de casa, ou seja, que preferem agir em outras áreas e não na preservação do meio ambiente. “Faço parte de um grupo do PMDB que se preocupa com isso e nós não podemos deixar de olhar por nossa população. Isso é dever de cada um dos políticos: buscar pela qualidade de vida dos seus. É um dever cidadão, atitude de nobreza. Será que só depois de catástrofes como esta que iremos acordar”, desabafa.
  O vereador ainda lembra que, através de um conclame de uma amiga que trabalha em uma operadora de telefonia celular, doou alimentos não perecível e material de higiene pessoal. “Enviamos também 600 litros de água potável. Mas, se cada um fizer o mesmo, com até mesmo um litro de água, estará ajudando a minorar o sofrimento daquela população”, finaliza Mário Esteves.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mário Esteves fecha casa de festas e leva 330 crianças de Barra do Pirai ao Rio de Janeiro


  O vereador Mário Esteves promoveu, no dia 14 de outubro de 2010, mais uma vez, a festa para as crianças humildes de Barra do Piraí, em uma casa de shows no Rio de Janeiro. Ao todo, foram 330 meninos e meninas que se divertiram em um evento dedicado a eles e elas no mês de outubro, dedicado ás crianças. 
  A viagem aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e sempre é promovida pelo vereador Mário Esteves em homenagem às crianças mais humildes do município barrense. O parlamentar explicou que as crianças foram selecionadas por professores, líderes  religiosos, instituições e amigos. Além dos “pequenos viajantes”, adultos e responsáveis também participaram da grandes festa.
  “Foi um passeio pra ninguém botar defeito, onde as crianças puderam se divertir em diversos brinquedos, que ficaram à disposição da garotada.

  A casa de shows é tão bem estruturada que possui em seu interior até uma montanha russa panorâmica, bem como climatização. Um verdadeiro luxo”, relembra o vereador, relembrando ainda que foram servidos estrogonofe, como prato principal do almoço, refrigerante à vontade, salgadinhos a tarde toda, doces, distribuição de camisas personalizadas  e CD's infantis. Toda festa foi gratuita para os pequenos.


  Mário Esteves lembrou ainda que, no município de Barra do Pirai, neste mês, foram realizadas diversos eventos nos bairros para as crianças, com a estrutura de seu parque particular. O vereador afirma que é gratificante ver a felicidade dessas crianças. “Espero continuar, sempre que for possível, fazer minha parte como cidadão. Quero agradecer a Deus pela oportunidade e a toda minha família. Obrigado a todos - em especial aos professores, meus grandes amigos”, finalizou o parlamentar.

Mário Esteves promove chegada de Papai Noel

Barra do Piraí - O amigo vereador Mário Esteves, realizou a IV festa de Natal de Barra do Piraí, no Parque Exposição, em 16 de dezembro de 2007. O evento teve início às 10 horas e mais de três mil pessoas participaram da festa.
  A Festa de Natal teve diversas atrações como: - Parque de diversões; - Trio-Elétrico; - Distribuição de brinquedos, pipoca e algodão-doce liberados; - Animadores infantis; - Papai-Noel descendo de Balão Inflável, que é uma grande atração na Cidade de São Paulo e muito mais.
  A festa, totalmente gratuita, ainda entregou mais de duas mil bolas de presente às primeiras crianças que chegaram primeiro.

Vereador promove festa de Natal no Centro

Barra do Piraí - No sábado, 22 de dezembro de 2008, o amigo vereador Mário Esteves realizou mais uma grande festa de Natal na Praça Nilo Peçanha. O evento contou com a presença de várias pessoas que curtiram o parque de diversões, trio-elétrico, bem como a chegada de Papai Noel, dentre outras atrações.
  Durante o evento, várias pessoas tiraram fotos com o “bom velhinho”. Crianças e pais se divertiram numa tarde muito alegre no Centro da cidade barrense.  Aproveitando a oportunidade, o vereador informa que as fotos das pessoas tiradas com o Papai Noel no evento já estão disponíveis em seu Gabinete na Câmara Municipal.

Sucesso absoluto - Mário Esteves promove festa para crianças e comove a todos com chegada de Papai Noel

Mário esteves comemorou o sucesso de mais uma chegada do "Bom Velhinho"


  “Eu nunca vou esquecer deste dia de festa proporcionado para mim e meus filhos. Pensei que o Natal de minhas crianças iria passar em branco”. Este é apenas um dos milhares de depoimentos comoventes que foram dados no último domingo, por ocasião da realização de mais uma ‘Festa das Crianças’, promovida pelo vereador Mário Esteves. O evento aconteceu na Praça Nilo Peçanha, no domingo passado, dia 19 de dezembro de 2010, e contou com a presença de mais de cinco mil pessoas.

  A festa começou por volta das 15 horas, quando deu início à distribuição de 3 mil bolas às crianças que chegavam ao local. Muito contentes, os pequenos já tiravam das sacolas o presente com destreza para, ali mesmo, começar a jogar com os amigos. O evento ainda contou com a presença de animadores culturais, liderados pelo professor Tio Marcão, que levou a galera ao delírio.

  “Fiquei muito feliz com esta bola que ganhei do Mário Esteves e também da festa promovida para nós, as crianças e adolescentes. O vereador sempre foi solidário com a gente e se mostra sempre disposto a nos fazer feliz”, disse o pequeno adolescente Gustavo, morador do Coimbra, acrescentando que não via a hora de estar ali.

   O momento alto da festa foi a chegada de Papai Noel, quando o bom velhinho fez o seu discurso, abrindo o Natal, quando entregou os mais de 2,5 mil brindes para os sorteados, dentre bicicletas, TV LCD e outros, em um total de 5,5 mil presentes. Pelo sétimo ano consecutivo, Mário Esteves promove esta grande festa e acredita em ‘um futuro ainda melhor, caso todos se voltem para a assistência às crianças’.

  Como disse, este é um tempo de reviver nossos sentimentos do bem e de solidariedade com os mais carentes. Pensar no FUTURO é investir nas crianças e nos adolescentes. E dar esta festa para eles, para mim, é um grande prazer, sobretudo porque creio que são pessoas carentes e, muitos deles, não verão este Natal, estampado nas televisões. Creio que, mais uma fez, fiz minha parte e agradeço a Deus pela saúde que tive para conduzir meus trabalhos na Câmara e amparar aqueles que mais necessitam”, se emociona o vereador.

  A festa rolou até 22 horas, quando o Papai Noel deixou o local e os participantes voltaram para suas casas, com certeza, mais felizes pelos presentes que ganharam naquele inesquecível noite.

Mário Esteves aposta em crescimento com parceria entre poderes Público e Privado

  O vereador Mário Esteves, sempre preocupado com a economia local, acredita que o município de Barra do Piraí só poderá crescer a partir de uma parceria entre os poderes Público e Privado. A afirmação surgiu depois da inclusão de Barra do Piraí na Lei Rosinha, que visa diminuir a taxa do ICMS de 19 para 2% para as empresas que se instalarem no Condomínio Industrial de Vargem Alegre.
  Para o vereador, esta luta pode ser em vão caso não se tenha uma posição consistente das áreas mais importantes e geradoras de renda da cidade barrense. Mário Esteves, que além de político é um empreendedor, sabe da precisão que Barra do Piraí tem crescer como as demais cidade e do empenho do Poder Público neste sentido. No entanto, o parlamentar admite que o incentivo fiscal pode ficar apenas no papel se não houver elo com as demais instituições de classe que também possuem contatos necessários para o progressos municipal.
  “Precisamos de uma mídia especializada que coloque Barra do Piraí em um cenário propício para o desenvolvimento. Não somente uma mídia de publicidade local, mas sim nacional que possa favorecer toda nossa cidade. Com o giro de capital que circula no município barrense é grande - colocando o município com um dos maiores comércios do Sul Fluminense -, a produção industrial pode ser ampliada. Ou seja, temos que envolver os empresários com o Poder Público. Eles são importantes e merecem todo respeito”, dita.
  O vereador lembrou ainda da importância da Associação Rural Sul Fluminense, em Barra do Piraí, que também vem tentando buscar o fomento da vocação agrícola na cidade barrense. “Não podemos esquecer da Exposição Agropecuária – uma das mais antigas do Brasil. Os pecuaristas e produtores de pequeno porte do município precisam de um aporte financeiro que possa colocá-los inseridos no contexto de nossa economia. Tínhamos que padronizar, ainda dentro deste tema, aquela festa, criando um calendário de eventos na cidade que pudesse trazer mais visitantes e, conseqüentemente, mais dinheiro na pra cá. Precisamos criar nossa auto sustentação e não somente ficar dependendo dos políticos”, acredita.
  Mário Esteves ainda lembrou do projeto da secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Lazer, que incluiu Barra do Piraí no projeto Film Comission e transformou a cidade em um Pólo Audiovisual. A Rio de Janeiro Film Commission tem como objetivo principal atrair a produção audiovisual para o Rio de Janeiro e atua como agente facilitador dos produtores nacionais e internacionais interessados em produzir, filmar ou finalizar uma produção no estado.
  “É possível que consigamos atrair mais recursos e verbas para Barra do Piraí, que agora conta com uma indústria limpa e que também pode gerar empregos: a Cultura. Assim, seremos uma referência para as demais cidades e aqui será possível promover e divulgar nossas potencialidades turísticas, culturais e econômicas. Este é um dos projetos que são um norte para o Governo Municipal no tocante a parcerias com a iniciativa privada, como o Sebrae, Fecomércio, Firjan e outras”, finaliza o vereador.

Mário Esteves participa de ato pró-Crivella em Barra do Piraí

  O vereador Mário Esteves participou da reunião pró candidatura para reeleição do senador Marcelo Crivella (PRB) e reforçou seu pensamento sobre a importância de tê-lo pelos próximos oito anos no Senado Federal. O evento aconteceu nesta terça-feira, 17 de setembro de 2010, no clube Deck, no Matadouro. O vereador, um dos mais atuantes da cidade e que teve expressiva votação nas duas últimas eleições, confirmou que vem fazendo campanha por Marcelo Crivella e Jorge Picciane (PMDB) para o Senado, e do deputado Estadual Renato de Jesus (PMDB).
  “Sempre que tenho possibilidade de estar em Brasília faço questão de visitar o gabinete do senador Crivella, que me acolhe com muito respeito e atenção. Como homem público mostrou para todos nós do que é capaz de fazer em prol dos município, não somente do Rio de Janeiro, mas também aos mais humildes. Como político, sabe da importância de investimentos diretos nas cidades mais pobres do país no tocante a geração de emprego e renda. Por isso, ele fez parte da bancada de apoio ao presidente Lula e merece ser reeleito”, referendou o vereador.
  Durante o encontro, que contou com a presença de diversas autoridades do Sul Fluminense, de demais vereadores e do prefeito José Luiz Anchite, Mário Esteves ainda comentou da importância de Marcelo Crivella continuar sendo uma ponte do Executivo Municipal e Federal entre os parlamentares.
  Outro nome que o vereador está apoiando para o pleito de outubro é o de Renato de Jesus, que já está em seu quinto mandato. Renato é empresário tem três programas nas rádios  Manchete, na de Teresópolis e em Rio das Ostras. Aos 55 anos, pai de um casal de filhos, Renato de Jesus recebeu 36.973 votos nas últimas eleições. Entre as Leis de sua autoria que já estão valendo, encontra-se a que torna obrigatória a contratação de seguro de vida e acidentes para os freqüentadores de eventos culturais e esportivos.
  "Estamos ao lado de pessoas que têm compromisso com o estado do Rio de Janeiro e com o bem estar da coletividade. Estou apoiando Renato de Jesus, mais uma vez, por ser ele responsável também em combater de frente a discriminação em todas as suas esferas, principalmente na racial. É ele o autor da Lei que proíbe o uso da expressão "boa aparência" na divulgação de concursos ou em anúncios de seleção e recrutamento de pessoal. Lei similar que foi aprovada no Congresso Nacional logo em seguida", completa Mário Esteves.