sábado, 27 de agosto de 2011

Primeira pesquisa de opinião coloca Mário Esteves na frente


Números foram divulgados pelo jornal O TASQUIM

  Esta semana, o semanário O TASQUIM, na edição nº24, divulgou a primeira pesquisa de intenções de voto para prefeito em Barra do Piraí. Se as eleições fossem hoje, o atual vereador Mário Esteves venceria o pleito, com margem de 27,1% dos votos. A pesquisa foi realizada pelo Instituto GPP, que tem sede no Rio de Janeiro e em São Paulo. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e foi realizada de 18 a 19 de junho, com 400 pesquisas domiciliar.


  Segundo o jornal, na comparação estimulada entre os prováveis candidatos a prefeito, aparece o vereador Mario Esteves, em primeiro com 27,1%. Na segunda colocação, vem o vice-prefeito Maércio de Almeida, com 9,7%. O presidente da Câmara, vereador Tostão, vem na seqüência com 9,3% da preferência. Doutor Júnior, que ficou com o segundo lugar nas eleições de 2008, surge na quarta colocação, com 8,4%. Já o ex-prefeito Carlos Baltazar, vem em seguida com 8,3%. O empresário Jorge Babo tem 7,3% do eleitorado. Coronel Parrini, que foi candidato a deputado Estadual, aparece em último com 2,8%. Votos nulos somam 9,5%. Não sabem 17,6%.
  Ainda no periódico aparece qual o maior problema na administração atual. Os pesquisados apontaram a Saúde como o calcanhar de Aquiles do governo Zé Luiz. Quando perguntados sobre este setor, 72,4% apontaram como o principal problema no município, seguido pelo desemprego, com 26,8; educação, com 16,4%, e drogas, com 15,7%.
  O jornal traz também a preferência de votos nos distritos. Na Califórnia, que busca anexação a Volta Redonda, o vereador Tostão aparece com 27,8%, seguido de Carlos Baltazar (14%), Jorge Babo (14,4%), Mario Esteves (4,4%), Maércio (4,3%) e Doutor Júnior (1,6%). Cel Parrini não foi citado, enquanto os votos nulos ficaram com 20,5% e não sabem (13%). Nos outros distritos Mario Esteves lidera com (26,3%), seguido de Tostão (16,8%) e Maércio (15,6%).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mário Esteves explica por que não se considera de oposição


"Posições contrárias não significam lado oposto ao do governo; queremos o melhor para a cidade", diz o vereador

  Eleito na primeira e segunda legislaturas como o segundo mais votado em Barra do Piraí, o vereador Mário Esteves falou, em entrevista em sua casa, por qual motivo ele não se considera um político de oposição à atual administração. Ao longo da entrevista, Mário deixou explícito que tem uma posição contrária ao do atual Chefe do Executivo, mas que não significa que vá votar  contra matérias favoráveis ao crescimento de Barra do Piraí.
  De acordo com o vereador Mário Esteves, ao longo dos quatro primeiros anos do seu primeiro governo, bem como os dois primeiros deste, o vereador foi solidário a todos os projetos e iniciativas da atual administração. O legislador relembra de propostas que consolidaram a atual gestão como uma das mais promissoras das últimas décadas, como o processo de reurbanização da cidade, e reconhece que teve participação nesta etapa.
  Não posso esquecer do apoio que recebi do prefeito e da reciprocidade entre nossa política. Tanto que fui eleito como o segundo mais votado e, posso dizer, que dobrei minha votação na segunda pelos serviços à população. Se a cidade está mais bonita, com um ar diferenciado, Zé Luiz tem que também agradecer aos vereadores que foram parceiros dele até agora. Como homem público, isso fará parte do seu discurso. Isso eu tenho certeza”, explica.
  No entanto, passados os primeiros quatro anos da administração, com expressiva votação a favor da reeleição de Zé Luiz, Mário Esteves – ainda no grupo político do prefeito – salientou que era hora de avançar e que a segunda gestão deveria servir para dar um fôlego a mais nos demais setores, como a valorização da Saúde, Educação e, principalmente, dos servidores públicos. Este último, conforme disse Mário, ficou esquecido pela administração.
  Conversei por diversas vezes com o prefeito e expliquei que deveríamos alargar este horizonte e que não poderíamos ficar apenas nas questões de urbanização e construção de praças. Agora que a cidade tem um orçamento melhor, com cortes de dívidas realizadas em parceria entre os poderes Legislativo e Executivo, teríamos que ser audaciosos. E foi por isso que venho buscando alertar Zé Luiz naquilo que é certo e na falta de gerenciamento de alguns de seus secretários. Mas, mesmo assim, não me considero de oposição”, frisa Mário.
  Quando o assunto seria uma possibilidade de confrontar com Zé Luiz nos palanques, caso se concretize seu nome como candidato a prefeito, Mário Esteves é enfático ao dizer que o processo é democrático e que a população só tem a ganhar com os nomes oferecidos.
  Estamos numa Democracia e o Brasil não pode regredir. Já passou da hora das raposas velhas da política mandarem e desmandarem nas siglas partidárias. Tenho convicção do que sou capaz e, com minha juventude, posso direcionar um olhar diferenciado sobre o que o município precisa. E outro ponto importante: o Zé Luiz não é mais candidato. Ou seja, é um novo leque para a população escolher. Teremos um processo eleitoral mais dinâmico em 2012”, completa.
  Já sobre o assunto são votos de reprovação ao atual governo, como no episódio das contas de Zé Luiz, que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Mário diz que votaria a favor tão somente se o parecer técnico viesse desta forma. Mas, que entende ser de extrema consciência os 13 pontos irregulares advindos da corte estadual.
  Analisei e percebi que não deveria votar a favor das contas do prefeito, uma vez que iria ferir um parecer técnico. É claro que nós, os vereadores, estudamos, avaliamos e percebemos onde o TCE pode ter errado. Mas, no caso da atual administração, foram 13 improbidades e, desta forma, não me restava outra chance, a não ser votar junto com o órgão de fiscalização do estado. Até aí eu mostrei que o processo democrático deve prevalecer”, entende Mário.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Povo de Barra do Piraí


Muito se tem comentado sobre a problemática na Califórnia. 
Abaixo o que penso sobre esse assunto:

  A prioridade de um governo seriam os investimentos no município. Sabemos, quanto vereadores, que, na totalidade, e em tempo recorde de quatro anos, isso fica inviável. Portanto, ajudamos a reeleger a atual administração. Os investimentos destinado à Califórnia estão sendo feitos e, mesmo o prefeito enumerando uma série deles, ainda fica inviável agradar os mais de 20 mil moradores daquele importante e imponente distrito.
  Perder a Califórnia para Volta Redonda seria um retrocesso e, ao mesmo tempo, um avanço. Primeiro, porque o Poder Público deveria se voltar para aquela comunidade com mais carinho e propriedade, com investimentos que possam servir de alento aos moradores; e o prefeito Neto teria os mesmos problemas que tem para administrar Volta Redonda, tendo mais uma localidade para assistir.
  Segundo, se a população decidir por plebiscito, temos que acompanhar o que eles pedem. Não sou radicalmente contra, mas sou democrático. Penso que a primeira hipótese, e a mais sensata, é manter o distrito onde ele está. O que nós devemos fazer é procurar o Poder Público e nos voltar sempre os olhos para as questões daquele bairro.
  Se houve ingerência, o problema é do Zé Luiz. Acredito que, ao longo dos últimos oito anos, o ganho foi maior e só não conseguiu ser mais por conta da preocupação do prefeito de urbanizar e agradar as áreas centrais de Barra do Piraí. Aí foi onde ele pecou.
  Finalizando, Barra do Piraí pode ter na Califórnia o seu potencial empregador, o seu pólo de empregos. Basta voltar o olhar para aquela comunidade. Saibam que vamos lutar para que ela fique com Barra do Piraí e mostrar aos vereadores que é possível avançar.

  Na quinta-feira, trago novidades sobre esse processo, com exclusividade.
  Abraço a todos e vamos em frente"

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vereadores votam com urgência aumento dos servidores


  Em sessão ordinária na última quinta-feira, dia 11 de agosto, os vereadores acataram a Mensagem do Executivo, e votaram, em caráter de urgência, o reajuste de 14% aos servidores municipais. O aumento é retroativo ao dia 1º de agosto e, a decisão de votar com rapidez, partiu do vereador Mário Esteves, que salientou a importância da matéria, que dá mais valor aos funcionários, mas não exime o Poder Público de aplicar o Plano de Cargos e Salários.
  “Sempre fui e serei um defensor do Plano de Cargos e Salários de todos os servidores, principalmente ao que foi direcionado aos profissionais da Educação. E, por conta disso, pedi a votação em caráter de urgência. Não poderíamos deixar para analisar e, por conseguinte, votar. Os servidores de Barra do Piraí, hoje, possuem um dos piores salários do Sul Fluminense e, tal medida, vai auxiliar os mesmos”, frisa o vereador.
Mário mostra que seria dia 1º de agosto o envio do Plano

  Quando cita o Plano de Cargos e Salário, Mário Esteves relembra o episódio da visita dos secretários de Educação, Ana Maria Rothe; e de Fazenda, João Augusto Guelpeli, que prometeram que encaminhariam para a Câmara o documento para apreciação dos vereadores já no início de agosto e, até agora, nada foi feito.
  “Estamos aguardando, mais uma vez. Eles nos prometeram e, agora, vamos cobrar. Os servidores merecem respeito e o homem público – tanto os vereadores quanto o prefeito – tem essa dívida com os quase três funcionários da prefeitura”, frisa o vereador.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Carlos Baltazar adere ao grupo e admite apoio a Mário Esteves


Ex-prefeito falou que sanou as dívidas deixadas pelos prefeitos 
anteriores e valorizou servidores públicos

Carlos Baltazardiscursa para pré-candidatos do grupo político


  Em mais uma reunião da equipe, que deve disputar as eleições de 2012 em Barra do Piraí, o grupo recebeu a adesão do ex-prefeito Carlos Baltazar (PSB), que administrou o município barrense. Baltazar falou dos motivos que o levaram a optar pelos correligionários e do seu trabalho à frente do governo, de 2001 a 2004. Participaram do encontro ex-vereadores, como Wilma Santana e Damião, bem como atuais legisladores, como Mário Esteves (PMDB) - que é pré-candidato a prefeito -, Pastor Monteiro e Pedro Fernando de Souza (ambos do PRB).
  O encontro reuniu ainda cerca de 120 pessoas na sede do PRB, no Centro de Barra do Piraí. O evento teve o propósito de construir a conscientização partidária dos pré-candidatos a vereador, por meio do suporte oferecido pelo grupo aos postulantes ao cargo, além da intenção de ratificar o nome de Carlos Baltazar no grupo. Pastor Monteiro explicou de que forma a equipe pretende destinar, aos seus correligionários, as questões partidárias de interesse dos mesmos, dentro da burocracia de filiação e desligamento de alguma sigla.
Mário Esteves discursa durante o encontro
  “A desincompatibilização, hoje, é o grande atravanco destas questões políticas e que impede, muitas das vezes, um candidato de tomar posse ou ser diplomado. A dupla filiação e problemas com a Justiça Eleitoral costumam ser o último passo daquele que postulam um cargo, seja ele para o Executivo ou Legislativo, quando, na verdade, deveriam ser o primeiro degrau para quem quer chegar a este patamar. Nós estamos oferecendo todo suporte junto aos nossos pré-candidatos e isso não será problema a nenhum deles”, frisa Monteiro.
  O pré-candidato a prefeito, vereador Mário Esteves, enalteceu a figura do ex-prefeito Carlos Baltazar, relembrando dos feitos que ele exerceu em favor de Barra do Piraí e que, lamentavelmente, foram rejeitados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ). Mário falou que tem relido os documentos referentes às contas reprovadas do ex-prefeito e acredita que os vereadores podem reverter o quadro, principalmente porque Baltazar não foi indiciado por crime de desvio de verbas municipais.
  “Vamos rever aquele parecer do TCE e devolver o direito democrático de Carlos em pleitear cargos eletivos novamente. Ele está elegível a partir do ano que vem, mas dá-lo este presente será uma questão de honra; algo que não foi possível durante a releitura das contas rejeitadas pelo Tribunal em 2005 pela Câmara. Sabemos que o ex-prefeito foi responsável por uma mudança substancial em Barra do Piraí, sanando todas as dívidas deixadas pelos seus antecessores, e isso vem revertendo positivamente hoje”, frisa Mário Esteves.
  Durante sua fala, Carlos Baltazar, que foi eleito com 15,5 mil votos em 2000, falou dos projetos que ele tinha em mente e que foram realizados pela atual administração, como a revitalização da Praça Nilo Peçanha e do Mercado Municipal, bem como o processo contra a Light sobre a dragagem do Rio Piraí, dentre outras. Ele falou ainda que, para governar uma cidade, é preciso ter o apoio dos governos do Estado e do Federal.
  “Sem dúvidas, um prefeito precisa andar de braços dados com o governador. Tínhamos prioridades, como a Saúde, e investimos muito neste setor. Hoje os postos estão abandonados, como fiscalizaram Pedrinho e Mário. Para o atual governo, embelezar a cidade foi importante, mas precisamos avançar, como obras nos bairros, além do Centro. Precisamos retomar projetos que valorizem os servidores, como fizemos quando estávamos no governo. Dinheiro tem, só falta gerenciamento”, desabafou Baltazar.
  Quando o assunto é o novo grupo político, que tenta enfrentar a conhecida “máquina política”, Carlos Baltazar foi enfático ao dizer que decidiu “fechar” com o pré-candidato Mário Esteves porque ele mostrou garantias de investimentos na equipe de possíveis vereadores, com uma nominata considerada forte e na desburocratização dos papéis que envolvem os postulantes ao cargo de vereadores. Ele admitiu que foi procurado pelo pré-candidato da atual administração, Maércio de Almeida, mas que sua decisão pendeu pelo conjunto.
  “Não poderia fechar com um grupo que se compromete com o seu próprio umbigo ou que será mais uma marionetes. Fui procurado por muitos pré-candidatos, mas decidi ver pelo lado do coletivo, onde ganha todo mundo. Com a nossa possível vitória, poderemos pensar como equipe e não como uma paróquia, onde quem manda é um só. Time coeso é isso e, desta forma, estaremos diante de uma Democracia, onde, quem manda, é o povo, com orçamento participativo. Quem ajudar a ganhar, também será fiel na caminhada e não vamos trair ninguém”, completou o ex-prefeito.
A sala do partido ficou pequena para abrigar tantos correligionários

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mário Esteves participa da Conferência de Assistência Social


Palestrante fala sobre a importância do SUAS
  Sempre preocupado com a atenção aos serviços sociais do Executivo, o vereador Mário Esteves participou da VI Conferência de Assistência Social de Barra do Piraí, ocorrida no último dia 27 de julho, nas instalações do Itapoã Clube. Diferentes assuntos foram debatidos e palestras desenvolvidas durante o encontro, que ainda escolheu delegados para a etapa Estadual.
  Este ano, a Conferência teve como tema "Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Valorizar seus Trabalhadores". Promovido pela prefeitura de Barra do Piraí e o Conselho Municipal de Assistência Social, o evento contou com a presença de diversos representantes de entidades de classe e do Executivo. Mário Esteves foi o único vereador presente ao encontro.
Populares, assistentes sociais e servidores participaram
  “Barra do Piraí vive hoje uma mudança de pensamento. De um lado, o Executivo e o Legislativo que ajudaram a mudar o rosto do município com o processo de reurbanização de várias áreas. Do outro, a fragilidade que temos que perceber nas áreas sociais que acampam o Poder Público, como no caso os projetos desenvolvidos por esta pasta. É bem verdade que a luta vêm sendo cotidiana por parte dos representantes desta secretaria. Mas, ainda pode ser feito mais pelos assistidos”, acredita Mário.
  Para o vereador, a grande saída para completar o que falta nesta proposta seria uma ampliação da participação popular e de assistentes sociais que facilitaria a formatação de propostas urgentes. “Outro ponto seria, sem sombra de dúvidas, a maior interação com os governos Estadual e Federal, no sentido de atrair projetos que são desenvolvidos nos dois âmbitos”, frisa o vereador.

Mário Esteves participa de Cultura Itinerante no Parque Santana



Terceira edição do evento trouxe as cantoras Perlla e Ana Marcela
Mário Esteves posa ao lado de Tostão e da cantora Perlla

  Em mais uma edição, o projeto Cultura Itinerante, promovido pela Câmara de vereadores, foi sucesso de público e crítica. A terceira etapa de shows e entretenimento foi realizada no Parque Santana, no dia 24 de julho e contou com várias atrações, dentre elas as cantoras de funk melodie Perlla e Ana Marcela. O vereador Mário Esteves, co-autor do projeto, esteve presente e prestigiou a grande festa, que contou com mais de três mil pessoas.
Ana Marcela, ladeada por Mário Esteves e demais autoridades      
  Duas gerações de artistas do Funk Melodie nacional subiram ao palco montado no Parque Santana, na terceira edição do Dia da Cultura. As duas belas e talentosas cantoras, Perlla e Ana Marcela, cantaram o ritmo que contagia e arrasta multidões em todo o Brasil e, por meio do funk, animou os presentes ao evento, que teve início às 22 horas.
  O show das duas cantoras foi ponto máximo da festa, que teve início durante a manhã, quando aconteceram as oficinas de artes e folclóricas para crianças com até 12 anos. Em seguida, houve ainda apresentação dos alunos das escolas públicas e, à noite, aconteceram os shows. Além disso, houve praça de alimentação e muita segurança.  Tudo com entrada gratuita.
Mário Esteves e Tostão comendaram o evento
a arte, o que pode, em um futuro próximo, gerar emprego e rena aos mesmos por meio da aplicação daquilo que aprenderam. Os próximos eventos ainda serão melhores, pois estamos colhendo os frutos deste investimento: que é a diversão dos presentes”, frisa.
  As demais edições do Dia da Cultura Itinerante acontecem até outubro deste ano nas seguintes localidades: no bairro Coimbra, em agosto, com a Banda Boka Loka; setembro, em Vargem Alegre e, por último, na Química, em outubro.