segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mário Esteves vai à Espanha com intuito de trazer um modelo diferenciado de saúde


  O vereador Mário Esteves, sempre preocupado com as questões de saúde pública, vai visitar a Espanha, para conhecer o sistema público de Saúde daquele país. O parlamentar acredita que esta ponte, entrelaçada com o governo espanhol, pode auxiliar os serviços de gestão no município barrense. A Saúde da Espanha, hoje, é reconhecidamente uma das mais bem estruturadas do mundo e serve como exemplo para qualquer país.
  O marco jurídico-legal do Sistema Nacional de Saúde espanhol (SNS), datado de 1978, tem muita semelhança com o Sistema Único de Saúde (SUS). A Ley General de Sanidad consolida um sistema de saúde pública com cobertura universal, financiado com impostos e baseado na Atenção Primária à Saúde (APS). Naquele país, a descentralização também foi uma diretriz importante da reforma da saúde.
  Na Espanha, diferentemente da que ocorreu no Brasil - onde a transferência de gestão teve forte presença dos municípios -, lá se deu para as 17 Comunidades e duas Cidades Autônomas. Essas esferas de governo têm competência na gestão e organização dos serviços regionais de saúde e, ao Ministério da Saúde, cabe o papel de organização da assistência farmacêutica, educação ao nível de pós-graduação, assuntos de saúde na relação com outros países e regulação e coordenação e controle das relações entre as Comunidades através do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde.
  “São essas especificidades que vamos conhecer. Serei recebido pelo governo espanhol e vamos tentar ver como é implementado esse sistema de gestão. Queremos provar ao governo barrense que o problema não é falta de dinheiro e sim o que se faz com ele. Temos um orçamento de R$ 56 milhões destinado para a Saúde. O que falta é gestão, planejamento e reconhecimento ao profissional da saúde”, explica Mário Esteves, que custeou a viagem com recursos próprios.

Um comentário:

  1. Vai fundo Mario, traga muita coisa boa para o Povo de Barra do Pirai e que isso sirva de exemplo para outros politicos que prezam o bem esta e a saúde do Povo Brasileiro... parabéns Pela iniciativa.
    Beijos da sua sempre Fã

    ResponderExcluir