terça-feira, 22 de maio de 2012

Mário Esteves volta da Espanha convicto que Saúde de Barra do Pirai tem jeito


Representantes do governo espanhol e da capital apresentam o
Sistema Nacional  de Saúde a Mário Esteves
Depois de cinco dias na Espanha, o vereador Mário Esteves voltou ao Brasil e, na bagagem, trouxe experiências e projetos que poderão virar realidade e favorecer uma melhor gestão na área de Saúde brasileira. O parlamentar visitou aquele país, em missão oficial para conhecer o modelo aplicado naquele setor e como o governo espanhol desenvolve metas que favoreçam o bom desempenho das unidades de saúde.
  Mário Esteves recebeu esse convite do governo da Espanha e foi conhecer o modelo de Saúde daquele país para trazer ao município o êxito alcançado ao longo do implemento do Sistema Nacional de Saúde da Espanha (SNS). Muito parecido com o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), o que é desenvolvido pelos hispânicos é de melhor compreensão pela divisão de projetos e aplicações de recursos.


Naquele país, a descentralização também foi uma diretriz importante da reforma da saúde, diferentemente da que ocorreu no Brasil - onde a transferência de gestão teve forte presença dos municípios -,lá se deu para as 17 Comunidades e duas Cidades Autônomas. Essas esferas de governo têm competência na gestão e organização dos serviços regionais de saúde e, ao Ministério da Saúde, cabe o papel de organização da assistência farmacêutica, educação ao nível de pós-graduação, assuntos de saúde na relação com outros países e regulação e coordenação e controle das relações entre as Comunidades através do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde.

  Mário Esteves foi conhecer este modelo implementado na Espanha. Quando chegou ao país, ele foi muito bem recebido pelos membros do governo espanhol, de Madri, capital do país, e da empresa Everis, que foi contratada para realizar um sistema de consultoria e que vem dando certo naquela federação. Representando a Everis, estava o senhor Luis Martínez Del Pino. Já pelo governo da Espanha, recepcionaram o vereador a senhora Beatriz González Vilodas e o senhor Ramóm Rosália. Pelo governo de Madri estiveram presentes os senhores Hernández Del Castillo e Alejandro Esperanza.
  De acordo com Mário Esteves, a solicitude do governo espanhol foi tamanha que ele parecia um “chefe de estado”. Mário conheceu vários modelos de saúde, organizados pela empresa Everis e, segundo ele, é perceptível aos olhos como tudo funciona de verdade. O vereador frisou ainda que os espanhóis conseguiram diminuir a corrupção com a informatização, havendo um maior controle sobre os serviços.
  “Fui muito bem recebido de todas as formas. Conseguimos o apoio do governo da Espanha no sentido de trazer um projeto igual para o município de Barra do Pirai, inteiramente gratuito. Há interresse da própria Espanha que o projeto venha dar certo em Barra do Pirai, até mesmo para aperfeiçoamento do modelo deles. Já firmamos esse compromisso e quero provar à população, e ao atual governo, que o problema nosso não é dinheiro e, sim, gestão, planejamento e respeito com dinheiro público. Precisamos de controle”, completa Mário.
Mário Esteves foi recebido pelos representantes do governo espanhol

  Vale lembrar, conforme relatos de Mário Esteves, que a Saúde de Barra do Piraí possui, de orçamento, cerca de R$ 56 milhões por ano e, para ele, seria ideal para fazer um setor de qualidade.
  “Por que não fazem? Talvez porque não querem ou falta conhecimento e gestão. Quando estive na Espanha, vi que a população não mexe com nenhum tipo de papel ou espera horas em filas; tudo e feito com o maior controle, até mesmo a marcação de consultas são realizadas pela internet e por uma central de marcação das mesmas. Pelo sistema de informatização dos postos e centros, os hispânicos tendem a ter seus pedidos atendidos com rapidez, uma vez que há uma interligação entre as unidades de Saúde e os Hospitais. O Brasil poderia ser referência no mundo se esse sistema fosse levado a sério”, admite o vereador.
O vereador conheceu hospitais e unidades de Saúde; todas informatizadas

  Ainda sobre a visita, o vereador relembra da vida que os pacientes levam quando chegam nos postos e vêem a agilidade como são tratados. Mário conheceu o registro dos espanhóis em um sistema ágil e, presente no cartão do cidadão. Além disso, o profissional é visto com profissionalismo, reconhecido pela classe e população.
  "O Brasil precisa saber que os profissionais da área da saúde deve ser tratado com mais respeito. Salários lá não são defasados e a população acredita na Saúde. Assim que queremos para o país e também para Barra do Piraí”, finaliza Mário Esteves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário